“Dia D” da Campanha de Vacinação acontece neste sábado (12)

Em Porto Xavier, cerca de 3 mil pessoas estão aptas a participar da campanha. Até o momento, mil porto-xavierenses receberam as doses da vacina.

Com o intuito de vacinar aproximadamente três mil pessoas, Porto Xavier, assim como outras cidades brasileiras, terá, neste sábado (12), o “Dia D Vacinação contra a Gripe”.  O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é que 90% do público-alvo receba a dose trivalente, que protege contra três tipos de de Influenza: H3N2, H1N1 e B. A campanha nacional começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. Para vacinar, é necessária a apresentação do cartão de vacina no dia.

Até o momento, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI, 42% da população porto-xavierense pertencente ao grupo prioritário, já se vacinaram. Dentre as pessoas que fazem parte do grupo, estão: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes e asma; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.

No sábado, o atendimento na Secretaria Municipal de Saúde acontecerá das 8h às 12h, no período da manhã; e das 13h às 17h, no período da tarde. Paralelamente, unidades móveis de atendimento circularão pelos bairros da cidade.  Entre às 9h e 10h, a unidade atenderá no Bairro São Francisco, nas dependências da Igreja Assembleia de Deus. Paralelamente, no mesmo horário, atenderá também no Bairro Floresta, na residência da Agente de Saúde, Ramona Teresinha Verneque Duarte Savionek.