CAPS PARTICIPA DE VI CAMINHADA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

No Brasil, em 18 de maio comemora-se Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Na última quarta-feira (16), no município de São Miguel das Missões, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Porto Xavier, participou da VI Caminhada da Luta Antimanicomial, que também demonstra apoio a reforma psiquiátrica.

Tanto a reforma psiquiátrica, quanto a luta antimanicomial partilham de um mesmo objetivo: proporcionar ao portador de sofrimento psíquico um exercício maior de cidadania, garantindo o fortalecimento de seus vínculos sociais e familiares.

A partir da reforma psiquiátrica, os manicômios e as internações prolongadas deixam de existir e em substituição, os pacientes tem acesso a tratamentos oferecidos em instituições como o CAPS, em que são realizados atendimentos multidisciplinares, como atendimento médico, psicológico, da enfermagem e serviço social, atividades em oficinas terapêuticas, além de outros profissionais que são necessários para o desenvolvimento das atividades e do progresso do quadro clínico do paciente. Desta forma, os portadores de sofrimento psíquico têm maior inserção no meio social e familiar.