Em Porto Xavier, Programa Saúde na Escola é desenvolvido nas unidades de Ensino Fundamental.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Cultura e Desporto

A Prefeitura de Porto Xavier, em uma parceira entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Cultura e Desporto, realiza, desde o dia 23 de março, nas Escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino, o Programa Saúde na Escola – PSE.

De acordo com informações repassadas pela Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Souza, o PDE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, tendo como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.  Nesta esteira, diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, como enfermeiras, farmacêutica, fisioterapeuta e nutricionista envolveram-se na causa, palestrando e atendendo nas escolas crianças que frequentem deste o pré-escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental.

O ciclo de palestras e conversas iniciou-se no dia 23 de março na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravanti, continuando no dia 18 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Arthur da Costa e Silva; no dia 21 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Irene Feier; no dia 23 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont; e no dia 24 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis.

Nas palestras: a higiene pessoal, os cuidados com o corpo, a educação sexual e alimentação saudável, foram as temáticas levantadas nas visitas, que ainda contou com avaliação antropométrica, coordenada pela Nutricionista e desenvolvida por toda a equipe presente.