CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA

Ministério da Saúde anuncia que será possível tomar a vacina contra o vírus influenza até o dia 22 de junho.


A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe, que terminaria nesta sexta-feira (15), foi prorrogada para o dia 22 de junho. A decisão foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações –SIPNI, mais de dois mil porto-xavierenses imunizaram-se contra a influenza, o que equivale a 85,22% do público-alvo. Com a prorrogação da campanha, a esperança é de vacinar os 4000 munícipes que ainda não receberam a dose do imunizante (chegando, assim, à meta de proteger 90% da população que integra os grupos prioritários).

Segundo o SIPNI, o público com maior cobertura, até o momento, é o de puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) e trabalhadores da área da saúde, ambos com 100% de cobertura; seguido por professores (86,82%), idosos (86,57%), e crianças entre 6 meses e 5 anos (77,25%).

O grupo com menor índice de vacinação é o das gestantes, com cobertura de 69,77%. Em tempo, não há doses aplicadas em indígenas.

 

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas, como asma ou diabetes, também integram o grupo prioritário.