O QUE É AURICULOTERAPIA?

Auriculoterapia? Venha descobrir o que é!


A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

 

Como é feita a auriculoterapia?

Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado (em nosso município com Psicóloga Scheila e a Fisioterapeuta Tanara), para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

Depois disso, o terapeuta irá selecionar os pontos mais adequados e fazer pressão sobre o ponto. A pressão poderá ser feita utilizando-se: Sementes de mostarda: que são coladas na pele durante 7 dias.

A estimulação dos pontos específicos da orelha é para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou problemas nas articulações, por exemplo.

 

Quem pode fazer auriculoterapia?

?            A auriculoterapia está indicada no tratamento de:

  • Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
  • Problemas digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireóide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.

 

OBS: pacientes com problemas cardíacos, portadores de marca passo, transplantados e gestantes, NÃO estão aptos para este tipo de terapia, pois o tratamento poderá alterar de forma prejudicial o órgão ou até mesmo, induzir o parto natural ou aborto.

 

Em nosso município, as sessões de auriculoterapia estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, sempre nas quartas-feiras a tarde, com o primeiro grupo já em andamento. Num total são dez sessões semanais para tratamento completo. Vale ressaltar que este tratamento atua como auxiliar nos tratamentos médicos, de modo que o paciente deverá continuar com o tratamento médico ao qual está submetido.

Para receber este tipo de tratamento, o paciente que se encaixar nos critérios acima citados, deve solicitar ao Agente Comunitário de Saúde que visita sua residência, que este repasse seu nome aos terapeutas, que de acordo com a liberação das vagas, todos serão chamados.