CONHEÇA O PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Conheça o programa e suas ações.

Ações de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, promovendo saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino, este é o PSE – Programa Saúde na Escola. O PSE busca promover qualidade de vida aos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTIM), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. O trabalho no GTIM pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, compartilhamento de poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais. Por essas razões, os GTIMs devem ser compostos por representantes das Secretarias de Saúde e Educação, além de, outros parceiros locais.

O PSE é composto por 12 ações que, no município de Porto Xavier, já estão sendo desenvolvidas nas escolas. Lembrando que as ações são desenvolvidas de acordo com o nível de ensino de cada aluno. Acompanhe as ações do programa:

1ª – Atualização vacinal dos estudantes;

2ª – Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

3ª – Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;

4ª – Avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

5ª – Saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração;

6ª – Avaliação de saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração;

7ª – Prevenção das violências e dos acidentes;

8ª – Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação;

9ª – Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

10ª – Realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer;

11ª – Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;

12ª – Prevenção de DST/AIDS e orientação sobre o direito sexual e reprodutivo.

O PSE está se tornando um grande amigo das crianças, adolescentes e adultos que frequentam os educandários. Entre palestras, visitas e ações podemos mudar e ajudar os estudantes, elevando a qualidade de vida dos mesmos dentro das escolas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Xavier.