1ª MOSTRA MERCOSUL DE DANÇA SUPERA EXPECTATIVAS

Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o evento!

No último sábado, 19 de outubro, Porto Xavier e Região viveram momentos de emoção durante a 1ª Mostra Mercosul de Dança, um evento que marcou a história do município e que certamente veio para ficar. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes do IEE São Francisco Xavier e reuniu um público de aproximadamente 2 mil pessoas. A Mostra promoveu a integração entre os grupos de danças em um verdadeiro encontro de etnias e culturas diferentes, integrando Brasil, Argentina e Paraguai.

Durante seu pronunciamento, o Prefeito Municipal Vilmar Kaiser disse, “É com emoção e muita alegria que estamos proporcionando esse presente para a comunidade, que é a 1ª Mostra Mercosul de Dança”. O Prefeito também falou sobre o Mercosul e integração entre os países, proporcionado uma troca de etnias e culturas, “É muito importante essa integração entre os países que compõem o Mercosul, pois buscamos implantar políticas que permitam a livre circulação de pessoas e a promoção dos direitos civis, sociais, culturais e econômicos”.

Por volta das 16h, iniciaram as apresentações, começando pelos grupos locais, como: Coral Municipal e Alunos das Escolas Públicas; Ballet Academia Adri Fit; Invernada Mirim Anjos da Tradição do CTG Corredor Missioneiro e Projeto Movimento Afro do IEE São Francisco Xavier.

A partir das 17h30min, adentraram ao palco para suas apresentações os Grupos Folclóricos Artísticos, sendo: Grupo Folclórico Heimatland de Cerro Largo/BR; Rancho Folclórico Alma Lusa de Ijuí/BR; Fênix Grupo Folclórico de Dança Sul Americana de São Luiz Gonzaga/BR; Grupo Meduzem e Soul Feeling de Santo Ângelo/BR; Grupo Folclórico Águia Branca de Guarani das Missões/BR; Invernada Juvenil Herdeiros do Rio Grande de Porto Xavier/BR; Ballet II Giordino d´ Itália de Oberá/AR; Grupo Folclórico Troika de Campina das Missões/BR; Ballet Folclórico Municipal de Encarnación/PY; Grupo Funk Yes de Santa Rosa/RS; Ballet Barvinok de Oberá/AR e Grupo Lazos de Tango de Buenos Aires, os quais fizeram um exuberante show das mais diferentes culturas.

As demonstrações especiais de dança que fizeram parte da programação do evento, buscaram a mais ampla amostragem e divulgação das manifestações culturais, tendo como tema central: “Cultura da Paz, Cidadania e direitos humanos”, ligado ao PSE – Programa Saúde na Escola.

A 1ª Mostra Mercosul de Dança foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação das Secretarias de Educação e Turismo, com apoio das demais Secretarias Municipais. Como disse o Prefeito Vilmar, o evento veio para ficar! Já estamos ansiosos para prestigiar a 2ª Mostra Mercosul de Dança em 2020.