FIQUE ATENTO NOS CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI!

Os especialistas afirmam que em 2020, o cuidado deverá ser redobrado, pois há chance dos casos aumentarem ainda mais devido a fatores climáticos.


Calor e chuvas, fatores climáticos que contribuem para reprodução e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, quando infectado, se torna o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O mosquito se caracteriza pelo tamanhão pequeno, cor marrom médio e por uma nítida faixa curvada branca em cada lado do tórax. Nas patas, apresenta listras brancas.

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Agentes de Combate às Endemias, convoca a população em geral para intensificar os cuidados, eliminando objetos que possam servir de criadouros tais como: pneus, lonas, garrafas e lixos em geral. Fazendo a limpeza semanal em ralos, piscinas plásticas, bebedouros de animais, e coletores de água da chuva, como caixas d´água, toneis e baldes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 o Brasil registrou mais de 1,5 milhões de casos de dengue. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul confirmou cerca de 1,5 mil casos no mesmo ano. Os especialistas afirmam que em 2020, o cuidado deverá ser redobrado, pois há chance dos casos aumentarem ainda mais devido a fatores climáticos.

Como mencionado anteriormente, a Dengue, a febre de Chikungunya e o Zika Vírus são transmitidos pelo Aedes Aegypti. As três doenças possuem sintomas bem parecidos, mas níveis de gravidade diferentes. Com os cuidados realizados pelos cidadãos, vamos conseguir inibir a proliferação do mosquito e consequentemente diminuir a possibilidade de casos em nosso município.

Vale lembrar que, o cidadão que perceber irregularidades em residências e, que possam servir de criadouros, podem comunicar à Secretaria de Saúde, através do telefone 55-3354-0300. Já em terrenos baldios, o munícipe deverá comunicar a Vigilância Sanitária, situada na Prefeitura Municipal e, caso constatadas irregularidades na área, será passível de multas.

Pedimos a colaboração de todos, vamos fazer a nossa parte!