VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO COMEÇA NO DIA 10

Dia “D” de imunização acontecerá no sábado, 15 de fevereiro.


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começará em 10 de fevereiro, para crianças e jovens com idades entre 05 e 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e o Dia “D” de imunização acontecerá no sábado, 15 de fevereiro.

A imunização é destinada a quem não tomou nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma, com esquema incompleto. A Secretaria de Saúde de Porto Xavier ressalta a importância dos cidadãos possuírem a caderneta de vacinação, para assim receber a dose da vacina.

Vacinar contra o sarampo é muito importante, pois evitará complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. A estimativa é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença. Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul.

Na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier, a vacinação será feita das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h. Em agosto, deverá ocorrer a segunda etapa da campanha, qual será divulgada posteriormente. O Sarampo é uma doença viral altamente transmissível, por meio de tosse, fala, espirro ou respiração.