CORONAVÍRUS: O QUE É, SINTOMAS E PREVENÇÃO

O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu de 433 para 488 e no Rio Grande do Sul de 73 para 82.


CORONAVÍRUS: O QUE É?

Originário da China, o coronavírus tem deixado o mundo em alerta tendo em vista o aumento de casos confirmados em seu país de origem, no Brasil e em outros países do mundo. O coronavírus, também chamado de Covid-19, é o nome dado a uma família de vírus que tem o formato de uma coroa e causam infecções respiratórias.

 

TRANSMISSÃO?

A transmissão acontece pelas seguintes formas:

• Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros, tosse e fala de indivíduos infectados;

• Por contato físico, como beijos e abraços;

• Por meio do contato de superfícies não higienizadas (corrimão, celulares, maçanetas, teclas e apoios de transportes públicos);

• Consumo de carnes de animais silvestres.

 

SINTOMAS

Os sintomas são bastante variados, podendo ser:

• Tosse seca ou com secreção, febre (acima de 37°), dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal.

• Outros sintomas: dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia.

 

PREVENÇÃO

Veja como evitar se contaminar ou transmitir o vírus:

• Lavar as mãos até a metade do pulso, higienizar as mãos com álcool gel, tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo e higienizar com álcool objetos frequentemente usados.

• Outras dicas: evitar ficar em locais fechados com um grande número de pessoas, evitar multidões e possivelmente beijos, apertos de mão e abraços.

Segundo o Ministério da Saúde, não há tratamento específico contra o Covid-19, porém, os pacientes recebem tratamento para aliviar os sintomas. Ainda não há vacina contra a doença, mas estudos já estão sendo feitos para produzir uma imunização eficaz.

Caso constatado algum sintoma o recomendável é não sair de casa, manter-se em repouso e tomar bastante água. Em casos severos é aconselhável procurar uma unidade básica de saúde para dar início aos procedimentos médicos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier salienta que qualquer dúvida referente ao assunto e demais, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone, 55 3354-0300. O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu de 433 para 488 e no Rio Grande do Sul, os possíveis casos cresceram de 73 para 82.