CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA DIA 23 DE MARÇO

A campanha acontece de 23 de março à 22 de maio.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) acontece de 23 de março à 22 de maio. A campanha de vacinação, que ocorreria na segunda quinzena de abril, foi antecipada em razão da pandemia do coronavírus e será destinada, em um primeiro momento, aos idosos e trabalhadores da área da saúde.

Ao decorrer do calendário divulgado pelo Ministério da Saúde, outros grupos devem receber a dose da vacina. É importante lembrar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1).

Veja o calendário completo:

  • 23 de Março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Devem ser vacinados pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.
  • A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento.
  • A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos incompletos (sob documento comprobatório), gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas.
  • O Dia D acontecerá em 9 de maio: num sábado, onde os postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público alvo, no Brasil inteiro.

Na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier, a vacinação acontece de forma limitada e o atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h. A Secretaria salienta a importância dos cidadãos possuir em mãos a caderneta de vacinação e a carteira de saúde da família.