Vigilância Ambiental em reunião de combate a dengue e a febre chikungunya

É hora de cada um fazer a sua parte


Na última quinta-feira (04/12), o Secretário de Saúde Iury Sommer Zabolotsky, juntamente com o Responsável pela Vigilância Ambiental no município, Fernando Berger Ferreira, estiveram em Livramento participando da reunião de planejamento de ações de combate a dengue e a febre chikungunya.

A dengue já é uma doença conhecida pela população e pode ser combatida por meio de pequenas ações, como eliminar os focos de água parada que são o berço de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Já a Febre Chikungunya, é uma doença parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Com a chegada do verão temos que estar atentos, tomando todo o cuidado para eliminar a água parada dos locais que possam servir de abrigo ao mosquito Aedes aegypti. É o momento de cada um fazer a sua parte, pois assim eliminamos a dengue e a febre chikungunya.