SAÚDE CONTA COM NOVO SISTEMA DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS


ENCAMINHAMENTOS SOMENTE SERÃO REALIZADOS APÓS DIAGNÓSTICO ACOMPANHADO DE EXAMES
GERCON – esse é o nome do novo sistema unificado de marcação de consultas que já está implantado em Porto Xavier. Com esse novo sistema, pretende-se trazer mais transparência e equidade nas filas de espera para consultas com especialistas pelo SUS. Esse encaminhamento se dará somente com laudo descritivo detalhado, acompanhado de todos os exames necessários para o caso.
O Gercon é do Governo do Estado, portanto a regulação será estadual. Cada especialidade terá uma fila única de pacientes em espera. A prioridade será atender, na medida do possível, cada pessoa o mais próximo de sua residência, o que permitirá descentralizar a oferta de consultas de Porto Alegre. Todas as consultas agendadas no serviço público de saúde deverão estar devidamente cadastradas no Gercon, o que tornará a marcação das consultas um processo mais justo, transparente, ágil, resolutivo e equânime, como determinam as leis do SUS.
Isso resulta em maior assertividade e agilidade nos encaminhamentos e, consequentemente, nos tratamentos, pois evita-se procedimentos externos, excesso de viagens, dentre outros, o que oportunizará diminuição nas filas de espera dos atendimentos e vários outros benefícios, principalmente aos pacientes, que passarão de um mero agendamento para uma regulação de fato, beneficiando os casos prioritários na classificação de risco.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier já realizou o treinamento dos profissionais responsáveis e repassou todas as orientações às equipes de saúde, possibilitando a imediata e plena efetivação do sistema.