SAMU 192: Como utilizar o serviço de forma adequada?

Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre o uso do SAMU 192, serviço também pago pela Prefeitura, a Administração Pública Municipal esclarece o que é o serviço, como funciona e quando chamar.

O que é o SAMU?

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e desde 2003, ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Segundo a Secretária de Saúde, Adriana Bergravv, em muitos casos as pessoas ligam diretamente para Secretaria de Saúde, quando poderiam ligar para o SAMU, que possui uma equipe treinada periodicamente para atender os casos de urgência e emergência com muito mais agilidade.

Como funciona o atendimento?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente e designa uma ambulância de suporte básico de vida, com o técnico de enfermagem e o condutor socorrista para o atendimento no local.

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência ao hospital e, dessa forma organiza para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Quando chamar o SAMU?

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

Em casos de Intoxicação exógena;

Em caso de queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

Em casos de tentativas de suicídio;

Em crises hipertensivas;

Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

Em casos de afogamentos;

Em casos de choque elétrico;

Em acidentes com produtos perigosos;