Secretaria de Saúde realiza vacinação contra HPV

Confira o roteiro das escolas

Acontece durante o mês de março, a campanha de vacinação contra o HPV, vírus que causa o câncer de colo de útero. A equipe de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier já está realizando as aplicações conforme calendário agendado com as escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Os pais devem estar atentos as orientações que também serão repassadas pelas escolas, conforme cronograma.

Dias 11 e 12 de março, às 13h30min, serão vacinadas as meninas do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier.

No dia 13 de março, às 13h30min, a vacinação será realizada com as alunas da Escola Municipal Machado de Assis, da Ponte Pindaí e escola Presidente Arthur da Costa e Silva do Rincão Comprido, no mesmo horário.

No dia 16 de março, a vacinação será realizada para as meninas da escola Municipal Dona Irene Feier, da Linha Primeira, às 13h30min.

Em breve será divulgado o calendário das demais escolas.

A vacina está disponível na Unidade Central de Saúde.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Bergravv, a expectativa é vacinar mais de 250 adolescentes. Este ano, também entraram na campanha meninas que tem entre 9 e 11 anos, mais precisamente, nascidas entre 03 de março de 2003 a 02 de março de 2006.

Sobre a vacinação:

A vacina protege contra quatro tipos de HPV e conta com três doses. Após receber a primeira, a menina deve receber a segunda seis meses depois e, a terceira, cinco anos após a primeira imunização. Também, meninas e mulheres de 9 e 26 anos que convivem com o HIV e a Aids, devem receber a dose, devido o risco de maior probabilidade de desenvolver a doença.

Atualmente, o câncer de colo de útero mata 5 mil mulheres por ano no país. O objetivo, do Ministério da Saúde, é fazer com que este grupo de meninas, incluindo as que já iniciaram a vacinação no ano passado, sejam a primeira geração livre do risco de morrer deste tipo de câncer.