ENCONTRO DO PROJETO SER GESTANTE ABORDA SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO


Na quarta-feira, dia 14 de setembro, aconteceu na Secretaria de Saúde mais um encontro do Projeto Ser Gestante. A ação busca fomentar a troca de experiências e informações entre as grávidas.

No encontro, que acontece quinzenalmente, as gestantes receberam orientações sobre a importância da saúde bucal na gestação, com a dentista Christielle Weber, que salientou “a gravidez por si só já eleva a propensão a certos problemas bucais. Isso porque as alterações hormonais fazem com que haja uma dilatação dos vasos sanguíneos, tornando maiores as chances de inflamações, como a gengivite e também por conta das variações nos hormônios, há a diminuição do fluxo e do efeito protetor da saliva, o que aumenta a acidez na boca. Assim, facilita-se a desmineralização dos dentes e a formação de cáries. Por isso, é preciso estar consciente sobre a importância da saúde bucal na gestação: os cuidados com os dentes podem reduzir significativamente ou até evitar a possibilidade de surgimento dessas complicações durante a gravidez” reforça.

Nesta oportunidade aconteceram ações de rotina como pesagem e verificação de pressão arterial das gestantes, realizadas pela Enfermeira Luana Albiero, que acompanha e coordena os encontros deste projeto. As futuras mamães também participaram de atividades práticas como a confecção artesanal de mimos para os bebês, que contou com a participação da artesã Angélica que presenteou as futuras mamães com um polvo confeccionado em crochê.