NASF - Núcleo de Saúde na Família encerra primeira etapa do Programa Medida

Secretaria Municipal de Saúde trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população de Porto Xavier

O Núcleo de Saúde na Família – NASF- vem realizando na Secretaria Municipal de Saúde um grupo destinado às pessoas com sobrepeso e obesidade, chamado Medida Certa. O grupo tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, bem como a saúde dos participantes. A equipe é composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Os encontros têm periodicidade semanal, onde se realizam avaliação nutricional, roda de conversa com abordagem focada nas necessidades do grupo e ainda palestras e vídeos.

Doenças como diabetes, cardiopatias, hipertensão e obesidade exigem alterações de comportamento com relação à dieta, ingestão de medicamentos e estilo de vida. Na falta de orientação e tratamento, tais alterações podem comprometer severamente a saúde, tanto física como psicológica das pessoas.

No grupo Medida Certa os participantes são acompanhados o tempo todo pela nutricionista que elabora um cardápio de acordo com as necessidades do participante e no decorrer dos encontros vai trazendo dicas de alimentação saudável. O enfermeiro também acompanha o grupo de forma constante, não só aferindo a pressão arterial, mas também esclarecendo dúvidas sobre doenças e medicamentos. Já a fisioterapeuta orienta os participantes quanto a atividade física que aliada à alimentação saudável auxilia na perda de peso, pois a prática regular de atividades físicas como caminhada, dança, natação, dentre outras, ainda traz benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

O campo de abrangência da psicologia vai além do suporte ao grupo a cada encontro, podendo ser realizado de forma individual se necessário. É de grande importância para a conquista do estilo de vida saudável que o participante esteja preparado psicologicamente para essa adequação.

Caso não haja acompanhamento e orientação adequados, a pessoa poderá comprometer sua qualidade de vida e sua saúde.

O primeiro grupo aconteceu durante seis semanas, sendo um encontro por semana. Do total de dez participantes assíduos, todos perderam peso e melhoraram sua qualidade de vida. O encerramento do grupo Medida Certa I aconteceu na tarde do dia 02 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 23 de Junho terá início o MEDIDA CERTA II, o qual já está com suas quinze vagas preenchidas. Vale ressaltar que novas inscrições estão sendo aceitas para o terceiro grupo, sendo necessário apresentar o cartão SUS.